Os Museus e Monumentos de Portugal associam-se às Jornadas Europeias do Património (JEP), a maior iniciativa cultural europeia, que todos os anos mobiliza milhões de cidadãos em mais de 50 países. Criadas pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia, as JEP, coordenadas em Portugal, pelo Património Cultural, I.P. são um convite à celebração do património comum, promovendo o diálogo, a diversidade e a solidariedade cultural.
De 12 a 21 de setembro, as JEP 2025 terão como tema Património Arquitetónico: Janelas para o Passado. Portas para o Futuro, assinalando o 50.º aniversário do Ano Europeu do Património Arquitetónico (1975).
No âmbito da iniciativa, a Museus e Monumentos de Portugal determinou a gratuitidade de entrada, nas atividades dos museus, monumentos e palácios, sob a sua gestão, que tenham programação dedicada às Jornadas.
De destacar ainda a iniciativa Património Cultural PRR: Entre na Obra, organizada pelo Património Cultural, I.P., que permitirá ao público aceder pela primeira vez aos bastidores de 18 intervenções financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), como o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, o Museu Nacional de Arte Antiga ou o Convento de Cristo. Estas visitas, conduzidas por técnicos em grupos reduzidos, oferecem uma visão única sobre trabalhos de conservação, restauro, arquitetura, engenharia e arqueologia.
Os Museus e Monumentos de Portugal propõem uma programação especial com dezenas de iniciativas que incluem visitas orientadas, conferências, concertos, oficinas e atividades para famílias, em diferentes locais do país.
Uma oportunidade única para redescobrir espaços emblemáticos e refletir sobre como o património arquitetónico pode inspirar o futuro sem perder a ligação às raízes que nos definem.
Consulte a programação completa dos Museus e Monumentos de Portugal:
Agenda MMP | Jornadas Europeias do Património 2025 (em atualização)