Inaugurado no dia 1 de junho de 2022, o Museu do Tesouro Real situa-se na ala poente do Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, e expõe uma coleção com mais de mil peças que constituem as joias da Coroa e as peças da ourivesaria real portuguesa.
O acervo de valor patrimonial inestimável exposto no Museu do Tesouro Real é constituído por raras e valiosas joias, insígnias e condecorações, moedas e peças de ourivesaria civil e religiosa. Estes símbolos de poder e objetos pessoais de luxo representam uma das mais importantes coleções mundiais, pela sua dimensão, raridade e qualidade. Contam a História de Portugal vivida a partir do Palácio Nacional da Ajuda, a casa dos últimos reis de Portugal. O espólio do Museu do Tesouro Real está instalado numa das maiores caixas-fortes do mundo.
A exposição permanente foi pensada em onze núcleos, integrados em três pisos da caixa-forte, numa abordagem aprofundada sobre a origem e percurso das peças que os compõem: Ouro e Diamantes do Brasil, Moedas e Medalhas da Coroa, Joias, Ordens Honoríficas, Insígnias Régias, Prata de Aparato da Coroa, Coleções Particulares, Ofertas Diplomáticas, Capela Real, Mesa Real e Viagens do Tesouro.