Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

Concebida no âmbito de uma Estrutura de Projeto, dependente do Instituto Português de Museus, em 2000, é um instrumento essencial na execução da política museológica nacional e na qualificação dos museus portugueses, uma das missões da Museus e Monumentos de Portugal.

A Rede Portuguesa de Museus tem como objetivos: a valorização e a qualificação da realidade museológica nacional, a cooperação institucional e a articulação entre museus, a descentralização de recursos, o planeamento e a racionalização dos investimentos públicos decorrentes da aplicação de fundos comunitários, a difusão da informação relativa aos museus, a promoção do rigor e do profissionalismo das práticas museológicas e das técnicas museográficas, o fomento da articulação entre museus e a valorização formativa dos seus profissionais.

Enquanto estrutura de articulação e plataforma de comunicação e de apoio aos museus, a Rede Portuguesa de Museus procura incentivar o reforço da transversalidade na realização de iniciativas e da comunicação entre os próprios museus, de apoiar a formação, a informação (divulgação) e a qualificação dos museus nela integrados e, tal como legalmente lhe compete, assegurar os procedimentos conducentes à credenciação de museus que pretendam vir a integrar a Rede Portuguesa de Museus.

O reforço da Rede Portuguesa de Museus e a garantia da oferta de serviços qualificados aos visitantes concorrem para uma crescente importância dos museus enquanto agentes facilitadores da mudança social e catalisadores do desenvolvimento cultural, económico e social do país.

 

Museus RPM

A Rede é atualmente composta por 169 museus. A riqueza do seu universo reside na diversidade geográfica, de tutelas, de coleções, de espaços, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

Caracterização dos Museus da RPM [PDF]
Lista de Museus da RPM [PDF]


Credenciação de Museus

A credenciação de museus, de acordo com a Lei Quadro dos Museus Portugueses, consiste na avaliação e no reconhecimento oficial da qualidade técnica dos museus, tendo em vista a promoção do acesso à cultura e o enriquecimento do património cultural.

A credenciação e a consequente integração na Rede é um processo voluntário que decorre da verificação do cumprimento de todas as funções museológicas enunciadas naquela Lei Quadro e refletidas no formulário de candidatura publicado com o Despacho Normativo nº 3/ 2006, de 25 de janeiro.

A demonstração de intenção de credenciação por parte de um museu/tutela deverá ser comunicada à Unidade Técnica da RPM através do seguinte email: rpm@museusemonumentos.pt

Procedimento de candidatura [PDF]


Monitorização

No âmbito das suas atribuições, enquadradas pela Lei-Quadro dos Museus Portugueses, a equipa da RPM está a desenvolver, no biénio 2025-2026, uma ação de monitorização junto de todos os museus credenciados que permita uma análise da realidade de cada museu, a partir do seu processo de credenciação e com base em ferramentas e instrumentos de aferição e avaliação aplicados anteriormente, sendo o último o Diagnóstico de Monitorização dos Museus de 2023.

Dando continuidade à estratégia de proximidade e trabalho colaborativo, os museus serão contactos pela equipa da RPM que assegurará a realização desta iniciativa. Pretendemos que esta ação seja de valorização do nosso trabalho conjunto, em rede, mas, em primeira instância, da qualificação do trabalho desenvolvido pelos Museus RPM.


Formação RPM

A formação é um dos eixos de atuação estruturante da Rede, que procura contribuir para a qualificação das equipas ao serviço dos museus portugueses e estimular as boas práticas em áreas nucleares da atividade museológica.

O Programa de Formação RPM é dirigido a profissionais de museus, tendo como prioridade os técnicos dos museus que integram a Rede e assenta na organização de cursos de carácter prático e participado, que decorrem de forma descentralizada no território nacional, em museus RPM.

Formação 2024
Gestão de Risco em Museus - Ação realizada entre 12 e 14 de novembro no Museu de Mértola – Cláudio Torres.

Formação 2025
O ciclo formativo da RPM vai iniciar-se em 2025, com duas edições da formação Gestão de Risco em Museus | cheias, incêndio, sismo, intrusão e vandalismo, que irão decorrer no Museu Municipal Santos Rocha, na Figueira da Foz, entre 27 e 30 de maio e no Museu do Côa, em Vila Nova de Foz Côa, entre 24 e 27 de junho.

A Formação RPM é dirigida a profissionais de museus, tendo como prioridade os técnicos dos museus que integram a Rede.
As candidaturas decorrerão até 30 de abril, para a edição do Museu Municipal Santos Rocha e até 28 de maio para a edição do Museu do Côa, através do preenchimento do formulário.

Informações
Número máximo de participantes | 30 participantes
 

Seleção dos candidatos 

  1. candidatos provenientes de museus da RPM 
  2. a diversidade dos museus da RPM 
  3. os candidatos serem profissionais de museus 
  4. estudantes de museologia ou áreas afins 
  5. outros profissionais, como designers ou arquitetos, que trabalhem em museografia
     

Valor da inscrição 

  •  80 euros para profissionais de museus RPM 
  • 160 euros para profissionais de outros museus e estudantes
     

Nota
Os formandos que frequentaram a edição que decorreu no Museu de Mértola, em 2024, estão dispensados do primeiro dia do Programa, em que são transmitidas as noções gerais, ficando o valor da inscrição em: 

  • 60 euros para profissionais de museus RPM 
  • 120 euros para profissionais de outros museus e estudantes
     

Pagamento 
Transferência bancária | IBAN PT50 078101129112000214354 - Museus e Monumentos de Portugal). Enviar o comprovativo de pagamento para rpm@museusemonumentos.pt, receita@museusemonumentos.pt e ana.cunha@museusemonumentos.pt com indicação do nome do candidato e da entidade pagadora e respetivo NIF. 
A inscrição do candidato só será formalizada após a receção do comprovativo da transferência bancária.

Programa


Programa de Apoio a Museus - ProMuseus

O Programa de Apoio a Museus - ProMuseus é um programa de apoio financeiro destinado aos museus credenciados na Rede Portuguesa de Museus não dependentes da administração central.

A criação de programas de apoio financeiro aos museus da Rede Portuguesa de Museus constitui uma das medidas estruturantes da política museológica nacional e tem como objetivos promover a qualificação dos museus portugueses e para a correção das assimetrias existentes, contribuir para a preservação do património cultural, melhorar a prestação de serviços ao público, bem como para a utilização integrada de recursos no âmbito da política cultural.

O ProMuseus está regulamentado através do Despacho Normativo n.º 4-A/2023, de 7 de março, tendo o concurso de 2023 sido aberto através do Aviso n.º 5110-A/2023, de 9 de março.

Lista de projetos apoiados [PDF]


Programa Visitas em Rede 

O Programa Visitas em Rede foi iniciado em outubro de 2024 e tem aproximado profissionais de Museus da Rede Portuguesa de Museus (RPM) de Norte e Sul do país. 
As Visitas em Rede têm por destino museus integrantes da RPM e decorrem ao ritmo das propostas dos seus responsáveis.

Edições 2024

1 de outubro de 2024
Museus do Município de Leiria, m|i|mo - museu da imagem em movimento e Museu de Leiria
“Parcerias estratégicas em museus RPM”.

3 de dezembro de 2024
Museu das Comunicações
“Boas práticas museológicas".

Edições 2025

29 de janeiro
Museu Marítimo de Sesimbra
“Museus Portugueses, estratégias de internacionalização”.

12 de março
Palácio Nacional de Sintra
“Heterogeneidade de estratégias integradas num Palácio-Museu”.

21 de março
Museu Nacional de Arqueologia
“Programa Museológico como ferramenta de gestão”.

15 de abril
Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e no Museu Escolar de Marrazes
“Acessibilidade e inclusão” e Redes dentro da Rede – A importância das Parcerias”.

23 de abril
Museu de Lamego
“[Não] Visitem a Sala Colonial – programa de mediação”

A adesão dos profissionais de Museus a este Programa tem sido muito positiva, (re)encontrando-se espaços, pessoas e temáticas que estimulam rotinas e práticas museológicas.


  

Publicações RPM

A Informação é outro dos eixos estruturantes da Rede Portuguesa de Museus. Deste modo, disponibilizam-se aqui em formato digital, desde 2019 até à data, as publicações produzidas em âmbito da RPM (atas, relatórios, estudos).

Legislação

RPM
Lei n.º 47/2004, de 19 de agosto - Lei-Quadro dos Museus Portugueses [PDF]

Credenciação
Despacho Normativo nº 3/2006, de 25 de janeiro - Formulário de candidatura à credenciação de museus [PDF]
Despacho Normativo n.º 11-A/2010, de 14 de maio - Aprova o modelo de logótipo e o modelo de Certificado de Credenciação da Rede Portuguesa de Museus [PDF]
Despacho n.º 2854/2024, de 18 de março - Credenciação de museus e sua consequente integração na Rede Portuguesa de Museus [PDF]

ProMuseus
Despacho Normativo n.º 4-A/2023, 7 de março - Regulamento do Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus - ProMuseus [PDF]
Aviso n.º 5110-A/2023, de 9 de março - Abertura de concurso ao Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus [PDF]
 

Para saber mais: Facebook | Instagram

Museus e Monumentos de Portugal © 2024 é licenciado pela CC BY-NC 4.0
Cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao carregar no botão ACEITAR, consente a sua utilização. Saber Mais