Museus: guardiões da história, catalisadores de cidadania
quinta-feira, 15 de maio de 2025

 

Comemorar o Dia Internacional dos Museus (DIM) e a Noite Europeia dos Museus é um momento de reflexão e celebração do papel vital dos museus na sociedade. Estas datas, celebradas a 18 de maio e no sábado mais próximo, respetivamente, destacam a importância dos museus na promoção da cidadania.

Os museus são guardiões da memória, da história, da cultura e da identidade. Cada peça e exposição é um testemunho da jornada coletiva da humanidade. Preservam o passado, educam o presente e inspiram o futuro, sendo essenciais para promover uma cidadania consciente. Ao oferecer uma ligação tangível com o passado, os museus permitem aos visitantes explorar e compreender a história e a cultura, ajudando a apreciar as complexidades das diferentes sociedades. 

Os museus são fundamentais para ajudar a construir uma sociedade de cidadãos informados, empáticos e ativos, prontos para enfrentar os desafios do futuro com conhecimento, compaixão e criatividade. O futuro dos museus, que já está presente em comunidades dinâmicas, é movido pela adaptação e inovação. Este é o tema proposto para este ano pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), que promove o DIM desde 1977, convidando-nos a reimaginar o papel dos museus como catalisadores de mudança e renovação.

Neste sentido, consideramos o DIM 2025 como um novo ponto de partida para intensificar o envolvimento dos jovens com os museus, enquanto espaços dinâmicos e inclusivos, onde todas as vozes são valorizadas e onde o futuro é moldado pela colaboração e inspiração. Em sinergia com o Plano Nacional das Artes, lançámos um processo de auscultação a jovens, privilegiando a escuta de ideias. Os resultados serão divulgados no DIM 2026, com a expectativa de poder vir a incorporar ecos dessas vozes nas políticas da Museus e Monumentos de Portugal (MMP).

Em Portugal, os museus, palácios e monumentos da MMP, os museus da Rede Portuguesa de Museus e outros museus associados à iniciativa, prepararam um programa nacional para celebrar o DIM 2025 e a Noite Europeia dos Museus, com mais de duas centenas de atividades, disponíveis na plataforma dedicada a estas celebrações: https://dim.museusemonumentospt.pt/

Podem ser descobertas, durante o dia e fora dos horários habituais, artes em diálogo, palestras, concertos, dança, teatro, exibição de filmes, apresentação de livros, inauguração de exposições, visitas temáticas, oficinas criativas, workshops, Yoga, Chikung, mercado de trocas e programação especial para diferentes públicos, incluindo crianças e famílias. As atividades nos museus, palácios e monumentos da MMP são gratuitas.

A todos convidamos a participar nas atividades organizadas pelos museus portugueses e a redescobrir a riqueza do nosso património cultural. Juntos, contribuímos para que os museus continuem a ser espaços vibrantes de aprendizagem, inspiração e cidadania.

A feliz coincidência, este ano, do DIM ocorrer no dia de exercício do direito de voto em Portugal ressalta a importância de uma cidadania ativa e consciente, onde o compromisso entre a cidadania cultural e a cidadania política se encontram convergindo para comunidades resilientes.

 

Alexandre Nobre Pais, Presidente do Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal E.P.E.

 

[Texto publicado na edição de 16 de maio de 2025 do semanário “Expresso”]

Museus e Monumentos de Portugal © 2024 é licenciado pela CC BY-NC 4.0
Cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao carregar no botão ACEITAR, consente a sua utilização. Saber Mais