As Esculturas em Terracota do Mosteiro de Alcobaça encontram-se entre os 25 locais selecionados para o World Monuments Watch 2025. O anúncio, que inclui uma grande diversidade de patrimónios culturais de diferentes geografias, foi feito pelo World Monuments Fund (WMF).
A candidatura das Esculturas em Terracota do Mosteiro de Alcobaça, obras-primas da arte barroca, criadas nos séculos XVII e XVIII, ameaçadas pelos efeitos das alterações climáticas, foi selecionada e passa assim a integrar, nos próximos dois anos, o programa do WMF, que pretende mobilizar e aumentar a consciência pública para a preservação do património, valorizando o empoderamento das comunidades locais.
Conforme anunciado no dia 28 de janeiro, em evento realizado no Mosteiro de Alcobaça, o retábulo "Trânsito de São Bernardo" vai ser restaurado através de um projeto-piloto para salvaguardar as 38 esculturas em terracota deste património, projeto que definirá as linhas orientadoras para a salvaguarda dos restantes núcleos escultóricos, sob a supervisão de uma comissão científica especializada constituída por cientistas nacionais e internacionais.
A possibilidade de formação de conservadores locais para ajudar a preservar as esculturas em terracota atesta o compromisso e empenho do Mosteiro de Alcobaça, Património Mundial da UNESCO, na preservação do património e do legado artístico, reforçando a sua ligação à comunidade.
O projeto será cofinanciado pelo WMF, pela Museus e Monumentos de Portugal E.P.E. e pelo Instituto Politécnico de Tomar.