A Museus e Monumentos de Portugal (MMP) formaliza hoje, dia 1 de julho, a adesão de seis dos seus museus e monumentos ao Compromisso de Impacto Social das Organizações Culturais (CISOC), uma medida de política cultural promovida pelo Plano Nacional das Artes (PNA) e integrada no seu Plano Estratégico.
A Fortaleza de Sagres, o Museu José Malhoa, o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, o Museu Nacional de Conimbriga, o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo e o Museu Nacional Resistência e Liberdade passam assim a integrar formalmente esta rede de instituições culturais comprometidas com uma atuação transformadora junto das comunidades, promovendo o acesso, a inclusão e a participação cultural como parte da sua missão.
Estes seis museus e monumentos vêm reforçar o compromisso assumido pela MMP, juntando-se ao Museu Nacional de Soares dos Reis, que aderiu ao CISOC no passado dia 4 de junho.
A cerimónia de assinatura dos protocolos de adesão decorre no Museu Nacional de Conimbriga, com a presença dos diretores dos museus aderentes, do presidente da MMP, Alexandre Nobre Pais, e do comissário do Plano Nacional das Artes, Paulo Pires do Vale.
Com esta iniciativa, a MMP reafirma o seu empenho em potenciar o papel social das instituições culturais, promovendo uma atuação pública mais consciente, inclusiva e comprometida com os desafios contemporâneos.