A Rede Portuguesa de Museus (RPM) realiza no dia 12 de março a quarta Visita em Rede, esta ao Palácio Nacional de Sintra, dedicada ao tema Heterogeneidade de estratégias integradas num Palácio-Museu, para profissionais da RPM.
O Palácio Nacional de Sintra foi continuamente habitado desde o período medieval até ao final da monarquia. A sucessiva utilização geracional ao longo do tempo, e sobre diferentes regimes políticos, compreende desafios no que concerne à heterogeneidade de estratégias integradas num palácio-museu em relação ao seu arranjo museográfico.
Neste programa serão abordadas as opções que foram tomadas, de acordo com as reflexões no âmbito da museologia, da investigação histórica e da gestão das coleções (Programa completo pode ser consultado em anexo).
O Programa Visitas em Rede foi iniciado no passado dia 1 de outubro, nos Museus do Município de Leiria, m|i|mo - museu da imagem em movimento e Museu de Leiria, a segunda edição deste Programa realizou-se no dia 3 de dezembro, no Museu das Comunicações, em Lisboa, e a terceira edição no Museu Marítimo de Sesimbra, a 29 de janeiro passado.
As Visitas em Rede podem ter por destino museus integrantes da RPM ou outros e decorrerão ao ritmo das propostas dos responsáveis de museus RPM, sendo da responsabilidade do museu proponente a respetiva organização